O livro “Simulação Virtual e Design Instrucional: Inovando a Educação em Saúde” apresenta uma reflexão atual sobre o papel da tecnologia e do design instrucional na formação e capacitação de profissionais da área da saúde. A obra reúne contexto teórico com experiências oriundas de implantações trazendo uma abordagem prática e conceitualmente sólida sobre como a simulação virtual pode transformar o ensino em saúde, integrando metodologias ativas, princípios andragógicos e tecnologias emergentes como realidade virtual e inteligência artificial.
Dividido em oito capítulos, o livro percorre desde os fundamentos teóricos do design instrucional e da andragogia até a implementação de simulações em ambientes hospitalares e a avaliação de resultados. Os autores discutem de forma didática o uso de storytelling, trilhas de aprendizagem personalizadas e ambientes de aprendizagem digitais, destacando o potencial das simulações virtuais para desenvolver competências clínicas, comunicacionais e éticas. A obra é especialmente relevante para educadores, gestores hospitalares, profissionais da saúde e pesquisadores que buscam soluções inovadoras para a formação e o treinamento contínuo.
Mais do que um manual técnico, o livro propõe uma visão estratégica sobre o futuro da educação em saúde, ressaltando a importância da personalização da aprendizagem e do uso ético e inteligente das tecnologias digitais. O conteúdo reflete a crescente necessidade de práticas educativas centradas no aprendiz e contextualizadas aos desafios reais da área da saúde, oferecendo subsídios tanto para a educação acadêmica quanto para programas corporativos de capacitação.
O livro digital está disponível gratuitamente na coleção de livros digitais da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), acessível pelo link: https://hdl.handle.net/11600/75061
Comentários