Neste mês de maio, foi publicado na revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología o artigo intitulado “Gerador de trilhas de aprendizagem adaptativo e não supervisionado para plataforma de treinamento de profissionais”.

Este  artigo apresenta a criação de um algoritmo não supervisionado para  geração de trilhas de aprendizagem com base no grau de dificuldade, na  prioridade do conteúdo e no desempenho do profissional. Uma trilha de aprendizagem é um plano estruturado e organizado que descreve uma série  de  atividades educacionais ou de treinamento destinadas a ajudar os indivíduos a  adquirir conhecimentos ou habilidades específicas.

Normalmente, inclui uma progressão sequencial de tópicos e atividades, como materiais de leitura, aulas em vídeo  e  exercícios interativos. Todos destinados a atingir objetivos de aprendizagem. Uma das principais dificuldades encontradas em sua construção está associada à obtenção de trilhas personalizadas que respondam  às  necessidades específicas  de  cada  profissional.  Ao considerar que  um instrutor deve criar trilhas para vários alunos, a tarefa torna-se  inviável  de  ser  executada,  sendo  necessária  a utilização de algoritmos que auxiliem na geração automática dessas  trilhas.

O algoritmo desenvolvido foi incorporado  na  plataforma de qualificação  e  avaliação continuada da startup Xeduca e aplicada em um grupo de encarregadas de limpeza hospitalar com resultados positivos e que encorajam a continuação do projeto.

Acesse pelo link: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/3030