Por meio do programa PIPE Invest da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) foi possível desenvolver uma plataforma de qualificação e avaliação continuada para profissionais nas áreas de segurança (transporte de valores), facilities (limpeza hospitalar) e saúde (enfermagem), cujo modelo de negócio está baseado em receita recorrente e alta escalabilidade. O foco desta fase, baseado em um technology roadmap criado em 2019, está no desenvolvimento de processos e funcionalidades inovadoras para que a solução, resultante de pesquisas aplicadas anteriores (PIPE Fase 1 e PIPE Fase 2), possa ser efetivamente inserida no mercado nacional, e posteriormente, internacional. 

O atual projeto intitulado: “Desenvolvimento de uma plataforma de treinamento usando simulação virtual e personalização do ensino para medir desempenho e comportamento de profissionais” (Processo: 21/11308-2), aplica tecnologias baseadas em Realidade Virtual, mobile learning e algoritmos analíticos para analisar o desempenho dos colaboradores e aumentar o nível de engajamento junto às atividades de aprendizagem continuada. Associadas a essas tecnologias, foram implementados módulos de treinamento simulado baseado em metodologias ativas usando PBL (Problem based learning), além do emprego da personalização do ensino por meio de trilhas de aprendizagem.

A plataforma utilizar diversos tipos de simuladores, desde os mais simples como os cardboards com smartphones (simulador mobile) passando pelo uso dos óculos de realidade virtual Quest 2 e Quest Pro até simuladores de abordagem utilizando óculos VIVE PRO EYE (reconhecem movimentos dos olhos). Cada um trabalha um conjunto de habilidades do profissional. Por exemplo, no caso dos simuladores mobile, os mesmos permitem praticar três características: a observação pela técnica de OMD (Observar, Memorizar e Descrever), a atitude pela técnica do IDA (Identificar, Decidir e Agir) e constatação. Isto é um conhecimento prévio que é estimulado pela visão e audição quando o usuário pratica a simulação. 

Em linhas gerais, este tipo de plataforma educacional corporativa busca promover um nível de aprendizado e retenção do conhecimento tão bom ou melhor que as técnicas tradicionais (sala de aula e on-the-job-training), e isso a um custo mais baixo por pessoa. Além disso, treinar profissionais espalhados geograficamente que trabalham em turnos, com mínima interrupção das operações. Diminuir os custos e aprimorar o processo de recrutamento e seleção de profissionais, melhorar o processo de integração desses novos colaboradores; além de realizar de tempos em tempos, práticas de desempenho e atitude junto aos seus profissionais.