Neste mês de março, foi publicado na edição 14 do Caderno de Educação, Tecnologia e Sociedade, um artigo que relata um estudo sobre a aplicação de simuladores virtuais para apoio ao processo andragógico no treinamento continuado de profissionais.

Entende-se que no Brasil, tanto na segurança privada quanto na pública, as justificativas para o treinamento usando simuladores baseados em Realidade Virtual (RV) imersiva e não imersiva, ainda não foram suficientes para se tornarem populares e conquistarem uma aceitação sem a necessidade de uma força de lei federal. Em situações onde existe uma percepção da importância do treinamento continuado, esbarra-se ainda em custos, cultura de uso, metodologia de ensino, logística etc.

Diante dessa situação, a proposta do artigo foi estudar o tema e entender o que realmente impede o uso da simulação baseada em RV para a qualificação e avaliação continuada de profissionais na área de segurança. Com o apoio do programa FAPESP PIPE High-Tech Entrepreneurial Training, foi realizada uma pesquisa de campo com entrevistas não estruturadas com profissionais da área de segurança. Foi aplicada uma abordagem chamada “Get out of the building”, idealizada pelo empreendedor Steve Blank. Com isto, foi possível compreender melhor quais as principais dores e dificuldades, além de levantar direções de como melhorar as chances da tecnologia ser acolhida pela área de segurança.

O artigo completo pode ser acessado pelo linkhttps://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/643

Para os interessados sobre o assunto, irá ocorrer no dia 16/03 às 21hs, uma LIVE com o autor do artigo, Dr. Antonio Valerio Netto e o Professor Teanes Silva. Eles irão discutir sobre o porque é tão difícil qualificar e avaliar as atitudes de nossos profissionais de segurança. Participe!

Faça sua inscrição prévia pelo link https://lnkd.in/dcT-74t