Foi publicado na revista científica de Educação, Ciência e Tecnologia que possui avaliação Qualis A3 na área de Ensino, o primeiro artigo no Brasil que relata a experiência do emprego de metodologias ativas juntamente com simuladores de realidade virtual para promover o treinamento de profissionais da área de segurança pública e privada.
Este artigo artigo apresenta uma proposta para utilização de uma metodologia ativa baseada em Problem Based Learning (PBL) juntamente com o emprego de simuladores de realidade virtual (RV) com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no treinamento de profissionais das áreas de segurança pública e privada. Determinadas técnicas, como a OMD (Observação, Memorização, Descrição) e a IDA (Identificar, Decidir, Agir), não são praticadas continuamente devido à dificuldade de se aplicar algum tipo de treinamento escalável, de baixo custo e que gere indicadores de desempenho adequados. Foram realizados testes de campo para validar a nova proposta e verificar a aderência da metodologia junto a público alvo. O propósito foi demonstrar que os módulos de treinamento baseado em PBL com simuladores de RV são capazes de compor uma plataforma de tecnologia educacional com o objetivo de aumentar o engajamento e melhorar a curva de aprendizagem do profissional de segurança.
O artigo completo pode ser acessado pelo link: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3083
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