Ao longo dos anos, a empresa Xeduca com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) vem realizando parcerias com os principais grupos de pesquisa nas universidades brasileiras para manter a inovação como principal pressuposto de suas iniciativas na área de tecnologia educacional focada na andragogia.

Para 2025, a empresa está apoiando junto ao programa de Psicologia da Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA) do Instituto de Psicologia da USP, o projeto de doutorado intitulado: Aprimoramento das atitudes dos professores em sala de aula com relação ao racismo e bullying utilizando simulação virtual e problem based learning. O objetivo principal é investigar qual a eficiência e eficácia da criação e implantação de um método andragógico para aprimoramento das atitudes de professores do ensino básico em sala de aula com relação a situações de racismo e bullying realizados por alunos. O método proposto envolve a aplicação da simulação virtual, metodologias ativas e personalização do ensino baseada em trilha de aprendizagem.

Essa visão está relacionada diretamente ao problema de pesquisa: “Como manter uma formação continuada adequada para os professores para que os mesmos possam aprimorar suas atitudes com relação a situações de racismo e bullying praticadas por alunos em sala de aula.”

O racismo e o bullying nas escolas são problemas persistentes que afetam negativamente o ambiente educacional e o desenvolvimento emocional e acadêmico dos alunos. Estudos indicam que essas formas de violência impactam profundamente a saúde mental, o desempenho escolar e a autoestima das vítimas. Além disso, a presença dos mesmos em sala de aula contribui para a perpetuação de desigualdades sociais e educacionais. Nesse contexto, o papel dos professores é crucial para identificar, intervir e prevenir esses comportamentos prejudiciais.

No entanto, muitos educadores se sentem despreparados para lidar com situações de racismo e bullying de forma eficaz. A formação inicial e continuada frequentemente não aborda de maneira suficiente essas questões, resultando em lacunas no conhecimento e nas práticas pedagógicas. Diante disso, torna-se imperativo desenvolver estratégias de formação que capacitem os professores a reconhecer e combater o racismo e o bullying em suas múltiplas formas.

A proposta da pesquisa é estudar uma nova metodologia de ensino andragógica, a ser aplicada, por exemplo, junto ao núcleo pedagógico das escolas públicas utilizando tecnologias educacionais com o objetivo de ampliar e melhorar a formação continuada dos professores do ensino básico. Além disso, de forma secundária, promover condições de gerar uma rede de relacionamento e comunicação entre os professores e os PCNPs (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico) para que sejam compartilhadas as boas práticas envolvendo racismo e do bullying.