Buscando inovar na área de treinamento para profissionais de saúde, a Xeduca com o apoio da FAPESP tem trabalhado ao longo dos últimos quatro anos na construção de uma metodologia de ensino andragógica baseada em realidade virtual e trilhas de aprendizagem com foco na qualificação e avaliação continuada das atitudes dos profissionais que trabalham em hospitais.

O foco foi a utilização do simulador mobile (celular e óculos 3D) em grupos de profissionais das rotinas operacionais para aprimorar condutas e diminuir erros de execução. A proposta de valor envolve treinar profissionais da operação espalhados geograficamente que trabalham em turnos, com mínima interrupção das suas operações, além de promover um nível de aprendizado e retenção do conhecimento tão bom ou melhor que as técnicas tradicionais, e isso a um custo mais baixo que as Buscando inovar na área de treinamento para profissionais de saúde, a Xeduca com o apoio da FAPESP tem trabalhado ao longo dos últimos quatro anos na construção de uma metodologia de ensino andragógica baseada em realidade virtual e trilhas de aprendizagem com foco na qualificação e avaliação continuada das atitudes dos profissionais que trabalham em hospitais.

O foco foi a utilização do simulador mobile (celular e óculos 3D) em grupos de profissionais das rotinas operacionais para aprimorar condutas e diminuir erros de execução. A proposta de valor envolve treinar profissionais da operação espalhados geograficamente que trabalham em turnos, com mínima interrupção das suas operações, além de promover um nível de aprendizado e retenção do conhecimento tão bom ou melhor que as técnicas tradicionais, e isso a um custo mais baixo (sala de aula e on-the-job-training).

A primeira solução envolveu simulações para treinamento de enfermeiras. Os temas variaram entre punção de cateter periférico e port-o-cath, além de sepse. No caso da punção periférica foram criados utilizando vídeos 360 graus. E o cateter port-o-cath foi aplicada a modelagem 3D para desenvolver o ambiente virtual de treinamento. A segunda solução envolveu o treinamento de encarregados de limpeza hospitalar e foi utilizada a modelagem 3D para a criação dos cenários.

Os resultados da implantação tem sido positivas inclusive seguindo rigor científico para medição dos resultados. Estes trabalhos puderam contribuir para a publicação e submissão de vários artigos científicos comprovando a eficiência e efetividade da solução da metodologia de treinamento proposto. Fundamental comentar a utilização da plataforma InfoTIS que é utilizada para o gerenciamento dos treinamentos realizados além da geração de relatórios e indicadores de desempenho.

Conheçam um pouco mais as soluções que foram aplicadas usando o simulador mobile e a plataforma InfoTIS:

Para mais informações entrar em contato com contato@xeduca.com.br