Esse é o resultado de um trabalho de campo realizado em um dos grande hospitais de oncologia do País e patrocinado pelo programa PIPE FAPESP (Fundação de Amparo do Estado de São Paulo) por meio da startup Xeduca. Os pesquisadores tinham como objetivo comparar a eficácia da estratégia de ensino empregada no programa de capacitação para graduandos de enfermagem em oncologia sobre punção e cuidados do cateter port-o-cath.

A metodologia aplicada envolveu um estudo experimental, controlado e randomizado realizado no período de 2023 e 2024. Foram sujeitos do estudo 55 graduandos. Os participantes do grupo controle e experimento foram submetidos a intervenções educativas distintas, com conteúdos programáticos idênticos. Análises estatísticas, incluindo análise de regressão e testes de hipóteses, foram realizadas para examinar os efeitos da intervenção na aprendizagem. Em todos os testes de hipóteses foi adotado nível de significância de 5%.

A maioria dos participantes era do sexo feminino, com idade entre 21 e 23 anos, cursavam o sexto e sétimo semestre da graduação em enfermagem e não possuíam experiência prévia na área da saúde. A fluência digital dos participantes denotou familiaridade com atividades computacionais. Na maioria das vezes, com habilidades para o exercício o básico e de formatação simples.

Os resultados evidenciaram que um programa de capacitação para graduandos utilizando o simulador de realidade virtual, possui a mesma eficácia que um curso presencial associado a conteúdo disponível em um ambiente virtual de aprendizagem, com melhora na média de notas no pós-intervenção sem diferença estatisticamente significante. Além disso, o desempenho foi significativamente maior no grupo experimento, para a questão sobre cuidado mediante evento adverso.

Na análise da associação das características sociodemográficas e fluência digital não foram observadas significâncias estatísticas no resultado da aprendizagem de ambos os grupos.

O detalhamento da pesquisa e seus resultados fazem parte de um artigo científico que foi submetido a uma revista científica internacional. Este tipo de pesquisa aplicada é fundamental para construir um saber significativo onde metodologias ativas e trilhas de aprendizado para o ensino andragógico tem um papel fundamental no aprimoramento da educação continuada. Quando se fala de lifelong learning necessariamente é fundamental que as tecnologias educacionais sejam empregadas para um maior sucesso na retenção do conhecimento e no aprimoramento das ATITUDES desses profissionais de saúde.