A Onet Brasil emplacou um artigo científico na Revista EducaOnline. O estudo “Aplicação de simulação virtual para qualificação e avaliação continuada de profissionais de limpeza hospitalar” – de autoria de Antonio Valerio Netto – teve início numa parceria entre a Onet Brasil e a Xeduca, que, juntos, trabalharam na implementação de uma metodologia andragógica voltada para esse propósito.
Financiada pelo programa PIPE (da FAPESP) e pela área de P&D da Onet, a iniciativa criou uma trilha de aprendizado específica para as equipes de limpeza hospitalar, percorrida por um grupo de colaboradores em quatro sessões individuais de treinamento
Em seguida, esses profissionais foram avaliados pelos times da Onet Brasil que verificaram questões como engajamento, envolvimento e retenção de conhecimento gerada pelo uso da realidadevirtual, comparando esses indicadores aos resultados obtidos através do modelo tradicional de treinamento.
Agora, os resultados dessa análise estão disponíveis no estudo recém-publicado, que detalha como a metodologia conseguiu personalizar o aprendizado para cada profissional acompanhando seu nível de desempenho, além de permitir mapear seus comportamentos diante de situações críticas.
De acordo com os autores, a plataforma pode ser uma excelente ferramenta no apoio, por exemplo, do direcionamento de atividade de trabalho conforme a classificação de perfil de atitude do profissional (qualificado, moderado, requer melhorias, requalificado):
O objetivo é englobar os aspectos comportamentais desse profissional, como a habilidade de observação e a sua atitude perante situações de conflito. Diante disso, é importante aproveitar esse período de treinamento para realizar uma avaliação preliminar se o profissional consegue, em uma situação de risco, controlar seus aspectos de estresse e desgaste emocional.
“Ao superar os desafios de custo e escalabilidade enfrentados pelo mercado de simuladores virtuais, nossa abordagem, focada na medição dos resultados da implantação, tem se mostrado altamente eficaz”, explica Paulo Belasco, Head de Market Solutions da Onet Brasil.
Fonte: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7174412172456845312/
Para acompanhar o estudo na íntegra, acesse: https://lnkd.in/d8i3NJ5t
Comentários