Um dos grandes desafios da adoção de uma tecnologia disruptiva é seu processo de validação e comprovação dos seus resultados em um ambiente pragmático. Quando uma solução está neste estágio, é indicado que ela esteja no Technology Readiness Level 6 (TRL6) encaminhando para um TRL7. É neste contexto que está o desenvolvimento da plataforma de treinamento imersivo desenvolvido pela startup XEDUCA com o apoio do PIPE FAPESP.
Atualmente os testes de campo (etapa de validação interna e externa) estão sendo realizados em conjunto com uma das principais empresas de transporte de valores do Brasil. A empresa tem em torno de 4.900 colaboradores, com 30 bases distribuídas em 16 estados com 670 carros fortes e carros leves na frota. Foram executados, até o momento, três sessões com até 20 profissionais em cada sessão. Sendo que foram geradas até 60 trilhas de aprendizagem tendo como resultado, a classificação do profissional em quatro categorias: qualificado, moderado, requer melhorias ou requalificado.
Com a utilização do simulador mobile, proposto neste projeto, é possível treinar o colaborador em qualquer lugar e a qualquer hora evitando afastá-lo dos postos e da operação de campo. Também é uma forma de promover a personalização do aprendizado de cada colaborador acompanhando seu nível de evolução. Além disso, é possível treinar técnicas de segurança como OMD (Observar, Memorizar, Descrever) e IDA (Identificar, Decidir, Agir) de forma escalável.
Um dos diferenciais da solução está na integração de tecnologias de realidade virtual e mobile learning com processos educacionais andragógicos baseados em metodologias ativas (Problem Basead Learning). Além disso, essa plataforma educacional busca aplicar o conceito de personalização do aprendizado por meio de trilhas educacionais individuais. O uso dessa plataforma permite que o profissional seja desafiado a ter uma postura proativa, na qual ele resolve problemas e constrói seu próprio conhecimento.
Por fim, com o resultado desses treinamentos é possível realizar um acompanhamento personalizado do profissional gerando determinadas informações que podem auxiliar em decisões envolvendo o profissional que vão desde o seu nível de engajamento no trabalho, passando por reconhecimento de boas práticas, podendo chegar até no reposicionamento de suas atribuições, entre outras ações.
Comentários