Foram cinco anos de pesquisa e desenvolvimento com o apoio ininterrupto da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) por meio do seu programa de inovação em pequenas empresas. Foram três etapas (PIPE Fase1, Fase2 e Invest) sendo que a última contou com o investimento adicional da empresa Digitron no valor de R$1milhão.
A solução atualmente comercializada, teve seu início nas pesquisas científicas com nível de maturidade TRL1, em inglês, Technology Readiness Level 1(pesquisa básica), para alcançar o nível de TRL7 onde o sistema já trabalha em ambiente operacional. Foram envolvidos profissionais das áreas de computação, design, modelagem 3D, produção audiovisual, além de uma equipe de pesquisadores das áreas de educação tecnológica e realidade virtual. Também participaram consultores contratados das áreas de aplicação como psicologia, gestão de pessoas, segurança e educação hospitalar.
Durante o processo de validação da tecnologia, foram incluídos profissionais da área de segurança, principalmente, colaboradores do segmento de transporte de valores. Também profissionais da área de limpeza hospitalar, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. No total foram em torno de 470 pessoas que participaram dos treinamentos durante as etapas de validação interna e externa.
No decorrer deste período foram publicados vários artigos científicos descrevendo os resultados dos testes de campo realizados até o momento, como também, a conceituação das metodologias andragógicas envolvidas na criação da plataforma de aprendizado imersivo. Segue a lista de publicações:
- Desenvolvimento de uma plataforma andragógica baseada em simulação virtual para qualificação e avaliação de alunos da área de saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, 2022.
- Estudo sobre a aplicação de simuladores para apoio ao processo andragógico no treinamento continuado de profissionais. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, 2021.
- Desenvolvimento de uma plataforma educacional baseada em realidade virtual para treinamento profissional. REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIA EN EDUCACIÓN Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍA, 2021.
- Proposta de aplicação de biotelemetria em simuladores virtuais de treinamento para avaliação de desempenho. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, 2020.
- Use of virtual reality simulators for training programs in the areas of security and defense: a systematic review. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS, 2019.
- Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2018.
- Utilização de Simuladores para Medir o Desempenho de Profissionais de Segurança. REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA, 2018.
- Desenvolvimento dos módulos de edição e de controle para sistema de treinamento interativo para profissionais de segurança. Revista de Informática Aplicada, 2018.
- Desenvolvimento e implementação do protótipo de malha laser para simulador de treinamento na área de segurança. REVISTA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2017.
- Desenvolvimento de rastreamento de máscaras em vídeo para simulador de treinamento. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO, 2017.
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